Conall

Tapetes Ergonómicos Antifadiga e Segurança

Tapetes Ergonómicos Antifadiga e Segurança

Benefício dos tapetes anti-fadiga

Em muitas indústrias os trabalhadores desempenham as suas tarefas em posições estáticas, deslocam-se e/ou transportam cargas. Todos os especialistas concordam que a utilização de tapetes a revestir os pavimentos melhoram a produtividade, aumentam a satisfação das pessoas e reduzem o absentismo e patologias crónicas associadas ao fato de se estar muito tempo de pé.

Como funciona um tapete antifadiga?

  • Suporte científico

A forma como um tapete antifadiga funciona encontra-se bem descrita num artigo publicado em Abril 1999 na edição “Occupational Health & Safety”, escrito por James M. Kendrick “os tapetes antifadiga foram desenvolvidos pelos engenheiros para permitirem que o corpo se possa balançar de forma natural e impercetível, o que estimula movimentos subtis dos músculos da barriga das pernas e das pernas, promovendo a circulação sanguínea e impedindo assim a sua estagnação nas veias, uma condição que provoca uma sensação de fadiga nas pessoas.”

Estar parado sobre superfícies rígidas, por períodos longos, pode dar lugar a vários distúrbios. Primeiro porque esta situação obriga os músculos a contraírem-se, o que faz diminuir o fluxo sanguíneo, o que provoca dores nos músculos e articulações. Para além disto, provoca pronação ou o esmagamento dos pés e pode, por vezes, evoluir para deformações plantares. As dores nas costas manifestam-se mais e de forma recorrente em trabalhadores que estejam de pé 4 ou mais horas por dia. Como enfatizado pelo Sr. Kendrick o efeito de “almofada” dos tapetes antifadiga permite micro movimentos constantes dos pés, os quais minimizam a acumulação de sangue nas pernas. Os tapetes de pavimento podem ainda mitigar a exposição dos trabalhadores a condições frias/húmidas. Existem pois boas razões para se acreditar que com a redução da fadiga também se reduz a probabilidade de acidentes e melhora-se, de forma geral, a eficácia, contribuindo de forma significativa para a diminuição do absentismo devido a lesões, menores cuidados médicos e, para além de mais, o cumprimento das novas exigências em sede da Saúde e Segurança no Trabalho.

  • Aplicações

Os tapetes antifadiga existem em vários materiais e tipos, para uso em aplicações industriais ou comerciais. A maior parte dos tapetes antifadiga correspondem à combinação de um padrão ergonómico com uma base almofadada. O efeito de almofada permite o equilíbrio inconsciente e constante e provoca micro movimentos que estimulam o fluxo de sangue nas pernas e nas extremidades inferiores, contribuindo para uma melhor circulação e alívio da fadiga. O estrato almofadado inferior isola os pés das superfícies rígidas, pavimentos frios, vibrações, humidade e som.

 

Para levarmos estas soluções até à sua empresa, trabalhamos com a Notrax®, geralmente conotada como pioneira na conceção e fabrico de tapetes antifadiga. Isto não é surpreendente porque desde a sua fundação em 1948 esteve sempre empenhada na produção de produtos de qualidade e na otimização dos seus processos.